E-mail marketing
Uma das estratégias bastante conhecida do marketing digital é o e-mail marketing, que consiste em enviar e-mails para o público alvo de uma marca. Com a estratégia do e-mail marketing é possível estreitar o relacionamento entre cliente e empresa e gerar vendas. Com o avanço da tecnologia o envio de e-mails se tornou muito mais eficiente, enviando e-mails para as pessoas certas e com mensagens assertivas. O disparo dos e-mails são através de ferramentas de automação. Adotar a estratégia de e-mail marketing é uma ótima opção, já que é um dos principais canais de comunicação entre a empresa e seus consumidores.
No e-mail Marketing existem diferentes tipos de e-mails que podem ser trabalhados. Um deles são os newsletters, que são envios periódicos de e-mails de notícias ou de alguma outra informação. Esse tipo de e-mail mantém a proximidade entre a marca e os seus clientes. A newsletter pode ser um e-mail introdutório sobre algum tema e depois levar o usuário até o seu site ou pode conter toda a informação com alguns links que farão usuário a tomar alguma ação. Outro tipo de e-mail no e-mail marketing é o e-mail promocional que é o mais comum dentro da estratégia. O objetivo desse tipo de e-mail é promover a venda de determinados produtos ou serviços com links que levarão o usuário diretamente para o site de compras. Nos e-mails promocionais costumam ter as ofertas, os preços e os descontos.
Os e-mails transacionais no e-mail Marketing são aqueles que são enviados quando o usuário faz alguma transação ou cadastro no site da empresa, como por exemplo, recebimento de pedido, abandono de carrinho ou confirmação de cadastro. Com os e-mails transacionais é possível sugerir ao usuário produtos complementares a compra que o cliente realizou. Os e-mails editoriais são aqueles em que a empresa expõe seu ponto de vista e posicionamento diante de algum assunto ou tema polêmico, como por exemplo, a pandemia de covid-19, questões ligadas algum tipo de discriminação, enfim, algum acontecimento que afete a população. Esse tipo de e-mail tem o objetivo de fortalecer a imagem da empresa e geralmente é assinado pelo dono ou pelo CEO. Existem diversos outros tipos de e-mail marketing, como e-mails de pesquisas, e-mails fluxos de nutrição e e-mails de atualização de blog.
O e-mail marketing é um importante canal utilizado pelas empresas já que o e-mail possui grande alcance. Grande parte da população possui algum e-mail e as empresas usam esse meio de comunicação para alcançar mais pessoas. O e-mail marketing é um meio de estreitar relacionamentos com seus clientes, já que possibilita uma comunicação direta. Através do e-mail marketing é possível oferecer aos seus clientes ofertas e conteúdos que agregam valor para eles e manter a sua marca cada vez mais próximo de seus consumidores. Além disso, com o e-mail marketing é possível promover os conteúdos da marca enviando junto com os e-mails os links que dão acesso ao seu blog, o que aumenta sua visibilidade no ambiente online.
Outra vantagem de implementar o e-mail marketing em suas estratégias de marketing digital é aumento das vendas. Os e-mails podem conter ofertas e descontos com links que levarão o usuário até a página de compra. No pós-venda é muito importante manter a comunicação com seu cliente através de e-mails de pesquisa de satisfação, esclarecimento de dúvidas ou e-mails com dicas que farão o seu cliente aproveitar melhor o produto adquirido.
Atualmente existem diversas opções de ferramentas que realizam disparos de e-mails em massa, como por exemplo, Mailchimp, ActiveCampaign, HubSpot e RD Station.
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