Marketing digital para iniciantes
O marketing digital é um conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas por empresas ou pessoas autônomas para se firmar no ambiente digital, a fim de conquistar novos clientes, criar identidade para a sua marca e criar vínculos duradouros com seus clientes. O marketing digital atualmente é uma das maneiras mais eficazes para as empresas se comunicarem com seus consumidores, pois grande parte da população pesquisa e realiza compras de produtos através da internet.
O marketing digital possui alguns conceitos básicos, como por exemplo, persona, funil de vendas, lead, Landing Pages, Search Engine Optimization e fluxo de nutrição. A persona no marketing digital é o perfil que representa o consumidor ideal para um produto de uma determinada empresa. Com a persona definida, há uma maior facilidade em direcionar seus produtos ou serviços para as pessoas certas, que se tornarão seus clientes. Outro termo utilizado no marketing digital é o funil de vendas, que é o processo de compra que a pessoa realiza, ou seja, ela irá buscar meios de solucionar um problema ou alguma questão até considerar a compra de um determinado produto.
O Search Engine Optimization (SEO) tem o objetivo de fazer com que as páginas de uma empresa ou de pessoas autônomas fiquem nos melhores posicionamentos nos mecanismos de buscas. Com sua página tendo mais visibilidade, maiores serão suas chances de negócio, atração e fidelização de clientes.
Uma das vantagens do marketing digital é a possibilidade dos consumidores interagirem com as marcas dos produtos que consomem. Através da internet, os consumidores deixam suas opiniões sobre o produto, indicam e compartilham as páginas em que seus produtos podem ser encontrados, gerando mais engajamento. Através do marketing digital pequenas empresas podem alcançar consumidores de diferentes lugares do Brasil e também do mundo. Esses consumidores também ganham vantagens em poder ter acesso a produtos e serviços que sua localidade não oferece.
O marketing de conteúdo é uma das mais conhecidas estratégias do marketing digital. O marketing de conteúdo é a publicação de informações que trarão alguma ajuda ou esclarecimento para o leitor, a fim de atraí-lo e convertê-lo a seu consumidor e também criar vínculos entre si. O marketing de conteúdo pode ser feito em blogs, sites e em perfis nas redes sociais.
O e-mail marketing também é uma estratégia do marketing digital e consiste em enviar mensagens com objetivo de se comunicar com seus clientes e possíveis clientes, oferecendo produtos e serviços, esclarecendo dúvidas, enfim, passando alguma informação relevante. Dentre alguns tipos de mensagens enviadas no e-mail Marketing estão os e-mails de nutrição, e-mails informacionais, e-mails transacionais, e-mails educacionais e os newsletters, que é um tipo de assinatura.
Os links patrocinados é uma maneira de atrair clientes através do marketing digital, e é a criação de anúncios. O Google Ads é uma das plataformas mais conhecidas de anúncios pagos. O Instagram Ads também é um dos melhores canais para realizar anúncios pagos.
Existem muitas outras estratégias, ferramentas e termos do marketing digital e para aprender mais sobre elas é interessante investir em cursos na área do marketing digital, como por exemplo, o curso de marketing digital para o empreendedor oferecido gratuitamente pelo Sebrae, voltado para os pequenos negócios mas qualquer pessoa pode realizar o curso. O curso tem duração de duas horas e é considerado um curso gratuito de qualidade.
A Alura oferece o curso de marketing digital pago e dentre alguns assuntos abordados estão o planejamento de marketing digital, aprimoramento de campanhas e análise de resultados. A Alura também oferece o curso de fundamentos de SEO (Search Engine Optimization), que também é pago.
LIBERE O DOWNLOAD✓✓
DOWNLOAD LIBERADO: