Social media marketing
Muita gente não sabe mas atualmente é possível ganhar dinheiro realizando a gestão de redes sociais. Esse seria o profissional de social média marketing. O social media marketing é o profissional responsável por gerir os perfis das redes sociais de uma empresa. É um profissional muito requisitado por empresas que desejam visibilidade e boa imagem no ambiente online.
O trabalho de um social média marketing não é simplesmente postar qualquer conteúdo, mas um social media marketing faz todo no trabalho de planejamento e estratégias para o melhor relacionamento entre empresa e cliente.
Para ser um bom social média marketing para prestar serviços para outra empresa ou para trabalhar por conta própria, existem no mercado cursos online na área de social media marketing. Um deles é o curso de social media marketing exponencial da mLabs. O curso é dividido em oito módulos com duração de sessenta horas. No curso de social media marketing da mLabs, o aluno além de realizar o curso online, por um valor de cinquenta e nove reais por mês terá acesso a diversos materiais complementares para se atualizar, como por exemplo, biblioteca com pesquisa, interação com profissionais da área, e- books e muitos outros.
A Rock University também oferece curso na área de social media marketing que é o curso de gestão de mídias sociais. O curso de gestão de mídias sociais do Rock University ensina o aluno que quer trabalhar na área de social media marketing a escolher qual a melhor ou melhores redes sociais investir dependendo do tipo de negócio, quais as melhores estratégias para melhorar cotidianamente a rede social trabalhada. O curso é dividido em seis módulos. Um dos módulos abordados são as estratégias e os canais, que tem como objetivo ensinar como funciona cada rede social e a escolher qual se encaixa melhor no objetivo de sua marca. Há o módulo ouvindo o seu público, que ensina o aluno a como compreender e se relacionar com seus clientes através das mídias sociais.
Para quem quer trabalhar como social média marketing precisa conhecer o marketing de conteúdo e o curso de gestão de mídias sociais da Rock University possui um módulo sobre este assunto que é o marketing de conteúdo e redes sociais. Neste módulo o aluno aprenderá a como produzir posts nas redes sociais que te trarão mais visibilidade e consequentemente mais clientes. Há também o módulo métricas de redes sociais, em que o aluno conhecerá as melhores ferramentas para acompanhar determinadas informações que serão relevantes para seu desenvolvimento na área de social media marketing. Ao finalizar o curso e acertar setenta por cento das questões, o aluno receberá um certificado de curso da Rock universidade.
o design de uma rede social também é importante, principalmente para aqueles que vendem seu produto por meio delas. Trabalhar como social média marketing também exige conhecimento no assunto, e para isso existe o curso de social media design 2.0 da Hotmart. Nele o aluno aprende a usar o design estratégico, a como montar anúncios para diferentes ramos do mercado e a usar cores e composição nas redes sociais. O curso sai por um valor de duzentos e noventa e sete reais e tem duração de dezoito horas.
Ao trabalhar como social média marketing para terceiros ou até mesmo para negócio próprio, é preciso estar claro algumas informações como público-alvo da marca, quem são os concorrentes e como se vai agir nas redes sociais.
O profissional social média Marketing também trabalha com números. Ele precisa no mínimo uma vez ao mês realizar análises de relatórios, como por exemplo, relatório sobre como foi o engajamento e alcance, números de curtidas e comentários positivos e negativos, mensagens particulares, dentre outros, para melhorar o que foi ruim e aprimorar o que foi bom.