Novembro 22, 2024

Investimento em ações

Investimento em ações

Investimentos em ações na Bolsa de Valores se caracteriza como investimento em renda variável. Investimento em ações apesar dos riscos podem trazer mais rentabilidade do que investimentos em renda fixa e qualquer pessoa pode começar a investir pois não precisa de grande soma de dinheiro para comprar ações.

Ao comprar ações de uma determinada empresa, a pessoa se torna sócio. Essas empresas podem ser nacionais e também empresas estrangeiras. A forma de ganhar dinheiro com investimento em ações podem ser através da valorização do preço das ações que se tem posse, ou seja, caso o investidor queira vender suas ações em um momento de valorização, ele pode embolsar um valor superior ao preço que comprou. Outra maneira de ganhar dinheiro com investimento em ações é com os dividendos, ou seja, o investidor recebe os lucros que são distribuídos pela empresa já que ele comprou ações dessa empresa se tornando um acionista.

A compra e venda de ações no Brasil é realizada na B3. Na Bolsa de Valores, B3, há o mercado primário, que é quando uma empresa oferta suas ações diretamente para os possíveis investidores. No mercado primário o capital aplicado pelo investidor entra diretamente para os recursos da empresa.

Há também o mercado secundário em que as negociações de compra e venda de ações são realizadas entre os investidores sem participação da empresa. Ou seja, um investidor que possui ações de uma determinada empresa vende seus papéis para um possível vestidor que queira comprar essas ações.

Para fazer investimento em ações o investidor precisa saber que há dois tipos, que são as ações ordinárias (ON) e as ações preferenciais (PN). Nas ações ordinárias, o investidor tem direito a votar nas decisões da empresa. O peso de seu voto é proporcional à quantidade de ações que o investidor possui. Nas ações ordinárias o investidor também tem direito ao tag along, que é mecanismo de proteção aos sócios minoritários previsto em lei caso haja mudança no controle da empresa. Nas ações preferenciais os investidores que as possuem tem direito a receber os dividendos de forma preferencial, ou seja, podem receber primeiro do que os detentores de ações ordinárias. Fazer investimento em ações preferenciais não dá direito ao tag along, porém em caso de falência da companhia, o investidor terá prioridade em receber o reembolso do capital investido.

Realizar investimento em ações pode ser feita de três maneiras diferentes. Pode ser feita de maneira individual, ou seja, o próprio investidor realiza a compra e venda de ações de acordo com o seu querer e objetivo. Pode ser feita através de fundo de ações, que é mais voltado aos investidores de perfil arrojado pois está mais suscetível a riscos, porém com maiores chances de rentabilidade. No fundo de ações a responsabilidade da administração das ações fica a cargo de um gestor do fundo. Outra maneira de fazer investimento em ações é através dos é ETFs (Exchange Traded Fundos), ou seja, os fundos de investimentos em índice de mercado, que busca fazer reaplicação da carteira e da rentabilidade de qualquer índice de ações.

Ao fazer investimento em ações podem ou não ser cobrados algumas taxas como taxa de corretagem, taxa de custódia e imposto de renda. Para saber qual o melhor investimento em ações de acordo com seu perfil e objetivo é interessante buscar auxílio de consultores financeiros. Muitas corretoras de valores oferecem suporte e informações para os investidores. É preciso lembrar também que para começar a investir em ações na bolsa de valores é necessário abrir conta em alguma corretora de valores. Essa corretora precisa estar credenciada na Comissão de Valores Imobiliários, que é o órgão que fiscaliza todo o mercado de valores imobiliários.

AetherSX2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *