Melhores investimentos a curto prazo
Investimentos a curto prazo são aqueles em que as rentabilidades podem ser resgatados no período de até um ano. Os melhores investimentos a curto prazo podem trazer vantagens ao investidor caso aconteça algo em que ele precisará do dinheiro de maneira emergencial, como desemprego, doenças ou outra emergência. Antes de investir é necessário traçar qual o seu objetivo para escolher o melhor investimento a curto prazo de acordo com o seu perfil.
Os melhores investimentos a curto prazo oferece simplicidade e agilidade. Qualquer pessoa pode investir nos melhores investimentos a curto prazo, tanto os investidores iniciantes quanto os experientes. O resgate do investimento acontece com rapidez, ou seja, possui boa liquidez.
Antes de realizar investimentos com retornos de longo prazo ou investimentos com altos riscos é necessário ter uma reserva de emergência. Investir nos melhores investimentos a curto prazo podem ser essa reserva. Os investimentos a curto prazo devem oferecer as melhores liquidez e rentabilidade. Devem oferecer também segurança e baixos custos de taxas e tributos para que assim o investidor tenha o melhor retorno possível nos melhores investimentos a curto prazo.
Para investidores iniciantes os melhores investimentos a curto prazo são alguns investimentos de renda fixa que são seguros e oferecem baixos riscos. Os melhores investimentos a curto prazo são protegidos pelo fundo garantidor de crédito, o FGC, ou seja, caso a instituição financeira em que o investidor tem seu dinheiro aplicado quebre, o investidor tem direito de receber seu dinheiro de volta no valor de até duzentos e cinquenta mil reais.
Um dos melhores investimentos a curto prazo para escolher são as Letras de Crédito Imobiliário (LCI). São títulos oferecidos por instituições bancárias. O investidor que compra esses títulos empresta dinheiro ao banco. O banco por sua vez usa esse dinheiro para crédito para as atividades do setor imobiliário. Nas LCI não é cobrado imposto de renda. É um investimento de curto prazo por que possuem papéis com vencimento entre três meses a um ano e podem ter rendimentos acima de 100% do CDI.
A LCA também está incluída nos melhores investimentos a curto prazo. Funciona da mesma maneira que a LCI porém com créditos para investimentos do setor do agronegócio. Também possuem isenção de imposto de renda. A data de vencimento dos papais são definidas no momento da compra dos papéis.
Outro investimento considerado um dos melhores investimentos a curto prazo é o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Na compra desses papéis o investidor empresta dinheiro ao banco. Em bancos considerados médios e pequenos a rentabilidade do CDB pode ter rendimento acima de 130% do CDI. Existem CDBs que possuem uma carência para resgate e existem CDBs com liquidez diária.
Uma opção segura inclusa nos melhores investimentos a curto prazo é o Tesouro SELIC. É um dos títulos públicos do Tesouro Direto. Ao comprar um título do Tesouro Direto, o investidor empresta dinheiro ao governo federal. Esse dinheiro é devolvido ao final do vencimento dos papéis acrescido de juros. A partir de trinta dias da compra de títulos do Tesouro SELIC, o investidor pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento, mas caso o investidor queira fazer o resgate antes dos trinta dias são descontados imposto de renda, IOF e taxa de custódia.
A rentabilidade do Tesouro SELIC está ligada a taxa SELIC e é um dos títulos mais simples do Tesouro Direto, perfeito para investidores iniciantes. Caso o investidor queira vender ou resgatar seu dinheiro aplicado no Tesouro SELIC antes do prazo de vencimento dos papéis, ele é o investimento que oferece menos riscos de perdas em relação a outros títulos do Tesouro Direto.