Setembro 30, 2024

Bolsa de valores

Hhh

Bolsa de valores para iniciantes

Diversas empresas possuem ações que são negociáveis no mercado financeiro, ou seja na bolsa de valores. Eles ganham dinheiro em troca de suas ações, e quanto mais atrativa for a empresa, maior será o seu valor no mercado.

Não é necessário ter quantias de dinheiro para começar a investir em bolsas de valores. Uma pequena quantia já é o suficiente para dar o primeiro passo.

Ações são pequenas partes de uma empresa. Ao investir nessas ações, o investidor se torna um sócio, recebendo parte do lucro dessa empresa, de forma proporcional ao qual investiu. Caso a empresa venha a falir, o acionista apenas perderá o capital investido.

Quando uma pessoa que possui ações de uma determinada empresa e não quiser mais ser investidor, ela poderá vender essas ações para outra pessoa interessada em comprar, gerando liquidez para a empresa. Se está for atrativa no mercado financeiro, mais fácil será essa troca.

Além do investidor parte do lucro distribuída pela empresa de maneira proporcional no que investiu, caso a empresa cresça, a acionista terá o seu capital valorizado, podendo vender suas ações por um bom preço.

Existem alguns de ações, como aquelas que dão direito ao voto em alguma questão da empresa, existem aquelas que dão preferência ao investidor de receber mais do lucro, e outros tipos de ações que são identificadas por números.

As corretoras de valores são instituições financeiras que tem como objetivo auxiliar o investidor a ter as melhores opções de aplicação na bolsa de valores de acordo com o seu perfil e metas do cliente para que este tire o maior proveito de seus investimentos e ter sua renda aumentada sem maiores prejuízos. Para isso é preciso que o investidor abra uma conta na corretora de sua confiança.

A corretora irá atuar como intermediária na hora da compra ou venda de ações entre a bolsa de valores e o investidor. Elas contam com profissionais capacitados na área financeira, responsáveis por estudar o mercado atual e suas projeções para melhor orientar o seu cliente.

Escolher uma corretora de investimento que seja segura e transparente é uma boa opção para quem quer começar a na bolsa de valores e também para quem tem experiência nesse meio também.

A Comissão de Valores Mobiliários é o órgão responsável por regulamentar o mercado de valores, dentre eles as corretoras financeiras. Caso o investidor suspeite de alguma fraude é a essa órgão que ele deve recorrer.

Algumas corretoras conhecidas no mercado são a XP Investimento, Rico Corretora, Nu Invest, Bradesco, Banco do Brasil, dentre outros.

O retorno dos investimentos na bolsa pode ser a curto ou a longo prazo. O de curto prazo exige uma alta liquidez para conseguir vender de forma rápida e fácil quando se quer desfazer do investimento no momento de alta das ações. A longo prazo, o investidor tende a ganhar junto com o crescimento e valorização da empresa ao longo do tempo.

Para que o investidor tenha um retorno positivo é necessário que a empresa na qual investiu tenha bons resultados no mercado financeiro.

Os preços das ações podem variar todos os dias pois dependem das negociações nas bolsas de valores. O que pode interferir no preço das ações das bolsas tanto para a alta quando para a queda do valor são a liquidez financeira, as taxas de juros, algumas turbulências imprevistas, dentre outros. Por isso que é tão necessário estudar o mercado antes de realizar a aplicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *