Países escandinavos
Dinamarca
A capital da Dinamarca é a cidade de Copenhague. A sua expansão territorial é de mais de quarenta e dois mil quilômetros quadrados com uma população de cerca de cinco milhões e oitocentos mil pessoas. Sua localização é no norte europeu, na região da Escandinávia. O seu governo é a monarquia constitucional parlamentarista e sua moeda oficial é a coroa dinamarquesa. Além da sua área continental, o centenas de ilhas compõe o país, dentre elas a ilha Zelândia e a Fiônia. Na Dinamarca o clima é o tropical oceânico com temperaturas variando entre fria e amena. Em relação ao relevo a sua maior parte é formado por planícies.
No país também se encontra diversos rios e lagos e o maior rio é o Guden. A região em que há o maior número de pessoas é a ilha de Zelândia, lugar em que se encontra a capital do país. A maioria da sua população vive nas áreas urbanas. A economia dinamarquesa é uma das mais desenvolvidas do mundo, tendo relevância a produção produtos farmacológicos, urbanas eólicas transporte naval e produtos eletrônicos. A capital do país, Copenhague, produz um dos melhores chocolates. Em relação a área da edução e dos serviços de saúde que são oferecidos para seus moradores, é considerada de alta qualidade com bons investimentos. Há também destaque para as redes de tratamento de esgoto, distribuição de água potável e de energia elétrica para a população. Atualmente uma boa parte da energia produzida no país é gerado por energia renovável.
Noruega:
A Noruega é outro país considerado escandinavo. Está entre os países mais desenvolvidos do mundo. Possui mais de cinco milhões e quatrocentos mil habitantes e sua capital é a cidade Oslo. A forma de governo é a monarquia constitucional parlamentarista e sua moeda é a coroa norueguesa. Na região norte a Noruega é banhada pelo mar Barents e nas regiões oeste e sul é banhada pelo mar do Norte e pelo mar da Noruega. As nações vizinhas do território norueguês são a Finlândia, Suécia e Rússia. O clima polar se concentra na região norte do país, na região leste e nas áreas costeiras predomina o clima temperado continental e o temperado oceânico.
Em diversos pontos do país podem ser encontradas as geleiras. No interior o relevo é composto por planaltos e vales e já na região litorânea o relevo é formado por vales rochosos enchidos por água do mar. O maior rio norueguês é o Glomma. Nas regiões mais frias, a vegetação que mais se encontra é a da Tundra com as gramíneas e os arbustos. Outro tipo de vegetação que predomina no país é a de taiga, com as florestas de coníferas. Na península da Escandinávia, a Noruega é a nação em que o número de habitantes é menor, sendo que grande parte vivem nas áreas urbanizadas.
A Noruega é uma dos maiores do mundo em questão de exportação de produtos do mar, uma das principais atividades econômicas norueguesa. Também na área econômica se destaca a indústria madeireira e a extração de recursos naturais como o petróleo e o gás natural.
Suécia
Outro país escandinavo é a Suécia que tem a população de mais de dez milhões e quatrocentos mil, com capital em Estocolmo. O país faz limite com a Finlândia e a Noruega. Tambem possui a monarquia constitucional parlamentarista como forma de governo e sua divisão administrativa é de vinte e um condados. A moeda oficial é a coroa sueca. A vegetação norueguesa é composta pela taiga e pelas florestas temperadas. O clima da região norte do país é o subártico. A região sul possui o clima temperado oceânico, mas grande parte da Noruega possui o clima temperado continental.
No território sueco são encontrados diversos rios e lagos. Dentre os países escandinavos, a Suécia é o país que tem o maior número de habitantes, que se concentra mais nas regiões sul e costeira. A cidade que possui o maior número de pessoas é a capital Estocolmo. Em relação a economia, a Suécia tem relevância na produção de ferro, papel, petróleo veículos motorizados, etc.