Investir ações – Iniciantes
Cada vez mais os brasileiros buscam aplicar em investimentos em ações. Muitas empresas colocam suas ações para negociação na Bolsa de Valores em busca de gerar capital para sua empresa e aumentar sua visibilidade e valor de mercado. Não é necessário grande soma de dinheiro para começar a realizar investimentos em ações.
Ações são pequenos pedaços do capital de uma empresa que são disponibilizados na bolsa de valores para terceiros realizarem investimentos em ações.São pessoas que querem se tornar acionista de uma determinada empresa, mesmo que seja uma pequena quantidade de ações. Muitas pessoas buscam investir em ações para receber os lucros que essa empresa pode faturar, que são os chamados dividendos. Cada investidor receberá os dividendos de maneira proporcional à quantidade de ações que possui.
Nos investimentos em ações existe o mercado primário e o mercado secundário. O mercado primário significa que a empresa irá abrir o seu capital e lançar novas ações para negociação na Bolsa de Valores. A negociação será realizada diretamente entre o agente emissor, no caso a empresa, e os investidores que queiram comprar essas ações. A entrada de uma empresa no Mercado da Bolsa de Valores se dá o nome de IPO (Oferta Initial Public). O lucro da venda dessas ações irá todo para empresa, que poderá usar esses recursos para pagar dívidas, desenvolver novos projetos, enfim, aumentar a sua área financeira.
Nos investimentos em ações também há o mercado secundário, que consiste na negociação direta entre os investidores, sem a intervenção da empresa. Neste caso o lucro das negociações das ações ficam com os investidores.
Ganhar dinheiro com investimentos em ações pode ser através dos dividendos, mencionado anteriormente, e através da valorização de capital, que ao longo do tempo essas ações adquiridas podem aumentar de valor, gerando um patrimônio maior.
Há de se destacar também que ao fazer investimentos em ações, o investidor tem a opção de escolher dois tipos de papéis que são as ações preferenciais e as ações ordinárias. As ações preferenciais são aquelas em que o acionista tem prioridade em receber os lucros das ações, e em caso de falência da empresa, os acionistas que possuem as ações preferenciais terão o direito de serem os primeiros a receber seus capitais investidos. Já as ações ordinárias, correspondem aquelas ações em que o investidor terá direito a votar nas questões abordadas nas assembleias. Lembrando de quanto maior for a quantidade de ações que um investidor possui, o maior será o seu peso nas votações.
Todo Mercado de Ações é fiscalizado pelo CVM (Comissão de Valores Imobiliários), gerando mais segurança para realizar investimentos em ações. Além disso, as ações que o investidor adquire na Bolsa de Valores ficam armazenadas na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), registrado no CPF do investidor.
Para fazer investimentos em ações é preciso abrir conta em uma corretora de valores que fará a intermediação das compras e vendas de ações. No Brasil algumas corretoras bem conhecidas são a Rico, Nu Invest, Clear, XP Investimentos, Modalmais e muito mais. Caso a corretora de Valores em que estão seus investimentos venha a falir, o investidor poderá fazer a transferência de suas aplicações para outra corretora de valores, pois suas ações estão armazenadas na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia. Quem adquire ações na Bolsa de Valores recebe o seu comprovante de compra, a chamada nota de corretagem, que contém todas as informações a respeito das ações, como quantidade, impostos, preços e etc.
LIBERE O DOWNLOAD✓✓
DOWNLOAD LIBERADO: