Ganhar dinheiro com investimentos em ações
Realizar investimentos em ações é uma das maneiras de ter o patrimônio aumentado ao longo do tempo. Os investimentos em ações na Bolsa de Valores é considerado como investimento em renda variável. A bolsa de valores, também conhecida como B3, é o local onde são negociados as compras e vendas de ações. O nome B3 é a abreviação de Brasil, Bolsa, Balcão.
Para começar a realizar investimentos em ações é necessário abrir conta em banco ou em alguma corretora de valores, que tem a função de executar as negociações de compra e venda de ações. Essa corretora de valores deve estar devidamente credenciada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para que o investidor tenha mais segurança ao realizar investimentos em ações. Algumas corretoras de valores bem conhecidos no mercado são a XP Investimentos, Toro Investimentos, Modalmais e Nu Invest.
Ao abrir conta em uma corretora de valores para fazer os investimentos em ações, o investidor terá que responder um questionário para definir qual o seu perfil de investidor que poderá ser o conservador, o moderado ou o arrojado. Diante disso, o investidor terá uma ideia de quais os melhores investimentos em ações poderá aplicar de acordo com seu perfil e objetivo.
O home broker é a ferramenta que permite que o investidor para tenha acesso ao pregão eletrônico da bolsa de valores e realizar a compra e venda de ações, tudo de maneira online, rápida e em tempo real.
Ao realizar investimentos em ações, o investidor irá se deparar com os códigos das ações. Os códigos das ações são compostos por letras e números que identificam a empresa e o tipo de ação, como por exemplo, PETR4 (Petrobras), VALE3 (Vale), BBDC4 (Banco do Bradesco) e BVMF3 ( BMeF Bovespa). As letras identificam a empresa e o número identifica o tipo de ação.
Os dois tipos básicos de ações são as ações preferenciais (PN) e as ações ordinárias (ON). As ações preferenciais são identificadas pelo número quatro e dão preferência aos detentores dessas ações de serem os primeiros a receberer os pagamentos dos dividendos. Em caso de falência da empresa, as ações ordinárias também dão direito ao investidor se serem os primeiros a receber a devolução de seus investimentos.
As ações ordinárias são identificadas pelo número três. Essas ações dão direito ao investidor de votar nas questões abordadas nas assembleias da companhia. Quanto mais ações ordinárias o investidor tiver, maior será o seu poder de voto.
Antes de começar a fazer investimentos em ações, o investidor precisa ficar atento ao valor de taxas e impostos que são cobrados ao realizar estes investimentos, para saber se realmente vale a pena realizar as aplicações que deseja fazer.
A taxa de corretagem é cobrada pela corretora de valores quando um investidor realiza uma compra ou venda de ações. O valor da taxa de corretagem varia de corretora para corretora. Algumas corretoras podem ou não cobrar a taxa de custódia, que é quando a corretora cobra pelo armazenamento das ações do investidor.
Também é cobrado o Imposto de Renda sobre os investimentos em ações na bolsa de valores. Caso a venda da ação ultrapasse vinte mil reais, será cobrado um percentual de 15% sobre o lucro líquido.
Quando uma empresa abre capital pela primeira vez para vender parte de suas, ações é chamado de IPO (initial public offering). Uma das vantagens de fazer esse tipo de investimento em ações é que o investidor pode comprar esses papéis por um preço bem menor e se beneficiar com sua valorização ao longo do tempo.
LIBERE O DOWNLOAD✓✓
DOWNLOAD LIBERADO: