Empreender com marketing digital
Atualmente várias empresas de grande, médio e pequeno porte tem o seu negócio inserido no ambiente online através do marketing digital. Através do marketing digital diversas pessoas podem ter conhecimento de seu produto e adquiri-lo. Investir no marketing digital para o crescimento de sua empresa é uma chance de ter mais visibilidade e maior atração de potenciais clientes.
Hoje em dia os consumidores ficam mais tempo no ambiente online. Com a facilidade que a Internet traz, muitos preferem comprar determinados produtos, sejam físicos ou digitais, de maneira online. O empreendedor que investe no marketing digital tem maiores possibilidades de se aproximar desses consumidores.
O marketing digital não é somente para grandes empresas. Os pequenos negócios também podem e devem se beneficiar das vantagens que o marketing digital pode trazer. O marketing digital pode trazer mais visibilidade para o pequeno empreendedor e fazer com que conquiste novos clientes, apostando no seu crescimento.
O marketing digital é dividido em algumas etapas para alavancar as vendas do empreendedor e melhorar cada vez mais a relação da empresa com o cliente. O primeiro objetivo é atrair a atenção do cliente. Depois vem a parte de estabelecer uma aproximação, um relacionamento com o potencial consumidor, conquistando a sua confiança. Depois que confiança e a credibilidade já estiver estabelecida, vem o processo de converter a pessoa para se tornar cliente de seu produto.
Para desenvolver os processos de atrair cliente, se relacionar com eles e convertê-los para serem consumidores de seu produto, dentro do marketing digital existem algumas estratégias que o empreendedor deve ter. Dentre elas está o marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo visa produzir conteúdos relevantes sobre o assunto relacionado ao produto do empreendedor, que terá o objetivo de atrair e converter clientes e também visa a fidelização deles. O marketing de conteúdo está dentro dos assuntos pertencentes ao marketing digital e tem como principal foco conquistar as pessoas que leem este conteúdo.
O marketing de conteúdo pode ser feita através de textos, vídeos, e-books e posts nas redes sociais como Instagram e Facebook. No conteúdo produzido para ter cliente, será abordado questões que irão trazer benefícios para o leitor, que irá esclarecer suas dúvidas e que trará alguma resolução para seu problema. Com isso o leitor terá o desejo de conhecer seu produto e se o produto o agradar, o cliente compartilhará a sua experiência com outras pessoas, podendo lhe trazer mais consumidores.
Com a produção de marketing de conteúdo, a marca e a empresa do empreendedor terá mais reconhecimento no ambiente online.
outra estratégia dentro do marketing digital para o empreendedor adotar é o SEO (Search Engine Optimization). O SEO está interligado ao marketing de conteúdo pois Como o próprio nome diz são estratégias para que seu conteúdo fique otimizado nos sistemas de buscas na internet.
O SEO fará com que o seu conteúdo produzido seja mais fácil de ser encontrado, já que ele terá mais chances de ser acessado se estiver na primeira página de busca do Google.
Para o empreendedor entender mais sobre as estratégias e os fundamentos do marketing digital, o SEBRAE oferece um curso na área totalmente gratuito e online para microempresas e empresas de pequeno porte, que é o curso de Marketing Digital para o Empreendedor. Esse curso tem o objetivo de ajudar o empresário a alavancar os seus negócios, utilizando as estratégias do marketing digital. O curso é dividido em seis módulos e tem a duração de duas horas. Serão abordados temas como monitoramento de resultados, uso de métricas de marketing digital, Inbound Marketing e muitos outros assuntos.