Investimentos em ações: como escolher
Para escolher quais serão os investimentos em ações da sua carteira de investimentos, é necessário que antes se faça uma análise dessas ações, para que ela se encaixa no seu perfil de investidor e observar se tem as melhores chances de se alcançar os seus objetivos.
Antes de fazer investimentos em ações de uma empresa, o investidor precisa observar alguns pontos relevantes dessa determinada empresa, como por exemplo, se o investidor pretende aplicar seu dinheiro em investimentos em ações de curto prazo, ele precisa investir em empresas que tenham ações com alta liquidez para que se tenha facilidade em negocia-la.
É preciso ficar atento também a como essa empresa se comporta no mercado financeiro, se ela tem potencial de desenvolvimento e distribuição de lucros.
Outro ponto a se destacar antes de realizar investimentos em ações é entender qual o seu perfil de investidor, podemos ser arrojado, moderado ou conservador. Se o investidor é uma pessoa iniciante em investimentos em ações e tem medo das súbitas quedas das ações, é interessante investir em ações mais conservadoras, que possuem menos flutuações.
Antes de realizar investimentos em ações de uma empresa, pesquise se ela é boa em pagar os dividendos. Se a empresa possui ideias inovadoras que lhe dão mais chances de permanecer no mercado com bons índices de crescimento. É interessante também observar qual foi o seu comportamento diante de alguma crise em que passou.
Ao escolher uma empresa para realizar investimentos em ações, o investidor precisa observar alguns índices como o índice de relação preço sobre lucro que quanto menor melhor para o investidor, o índice de liquidez corrente que quanto maior, melhor, o índice de retorno sobre o patrimônio líquido e alguns outros índices.
Para fazer investimentos em ações, o investidor precisa saber em qual tipo de ação irá adquirir, se será uma ação ordinária ou uma ação preferencial. As ações ordinárias dão direito ao investidor a votar nas assembleias realizadas pela empresa. O número que caracteriza uma ação ordinária é o número três. Lembrando que o voto do investidor terá o peso proporcional à quantidade de ações que possui naquela empresa.
As ações preferenciais, como o próprio nome diz, dá o direito ai investidor em receber primeiro os dividendos. Além disso, quem investe em ações preferenciais, em caso de falência da empresa, tem direito a receber primeiro o seu capital investido. Geralmente as ações preferenciais são mais fáceis de serem negociadas na Bolsa de Valores. ou seja, possuem alta liquidez.
O day trade são ações que são negociadas em curtíssimo prazo, ou seja, são compradas e vendidas no mesmo dia. Ações negociações a curto prazo, ou seja, ações que são negociadas em um período de até um ano, são chamados de swing trade. No swing trade, as ações devem ser de alta liquidez e são ações mais comuns negociadas na Bolsa de Valores. Também existem ações com investimentos a longo prazo que tem como vantagem a chance do investidor em ganhar mais com crescimento e bons resultados da empresa ao longo do tempo.